CREDIÁRIO NO BRASIL

Atualizado: 11 de Set de 2020

3 em cada 10 pessoas utilizam crediário no Brasil, de acordo com o CNDL e SPC .





O que é crediário?


Crediário é um financiamento aberto ao consumidor para o pagamento parcelado de compras no comércio. Normalmente ele é dado após uma análise de crédito e seu pagamento é feito por meio de um carnê.


É uma alternativa de consumo para milhares de pessoas que não têm como pagar à vista, com cartão de crédito ou cheque.


Para aqueles que entendem bem o seu funcionamento, o crediário pode se tornar a ferramenta ideal para vender mais, fidelizar clientes e aumentar a lucratividade do negócio.


Os três modelos de crediário


Quando falamos sobre crediário para pequenos e médios lojistas, a primeira grande questão é:


De onde virão os recursos para financiar as compras dos clientes?


Dependendo do modelo de financiamento, você terá mais ou menos flexibilidade para usar o crediário como ferramenta para crescer as vendas do seu negócio.

Existem três modelos de crediário: financiado, garantido e próprio.


No crediário próprio, você pode usar os recursos da sua loja para financiar as compras dos consumidores. É muito importante ter o controle dos riscos envolvidos nessa operação para que seja possível controlar a inadimplência para reduzir ao mínimo o prejuízo com calotes. Para pequenos e médios varejistas é um risco grande, pois um deslize no controle pode trazer prejuízos. Afinal, como vender apenas para quem pode pagar?


No crediário financiado, você usa o capital de uma financeira para diminuir o risco da operação. Por outro lado, o cliente não precisa voltar a sua loja para pagar a prestação e toda rentabilidade com juros e multas vai para a financeira.


No crediário garantido, modelo de atuação da UME, você tem uma empresa que assume o risco da inadimplência e garante o pagamento para a sua loja. Nesse caso, você consegue aumentar a fidelização do cliente, o ticket médio que ele gasta em sua loja e não precisa se preocupar com o controle da inadimplência e o risco de calote.

Como reduzir a inadimplência no crediário? O segredo está na análise de crédito!


É impossível explicar como funciona o crediário sem mencionar a importância de analisar o risco de cada venda na hora de conceder o crédito.


Somente uma análise de crédito bem feita é capaz de avaliar a capacidade de pagamento do cliente e quais as chances dele se tornar inadimplente.


A grande diferença em nosso serviço é que utilizamos, principalmente, fontes de dados alternativas para podermos fazer uma análise que vai além das informações expostas nos bureaus e das negativações. Em nossas análises vemos, com frequência, que parte das pessoas negativadas são, sim, boas pagadoras. Muitas delas podem ter passado ou estar passando por um momento de dificuldade, ou mesmo podem ter sido negativadas por um problema simples com alguma empresa.


Buscamos entender quais produtos os clientes consomem, qual é o padrão desse consumo e como fazem o pagamento das parcelas, para conseguirmos criar modelos que mostrem riscos de créditos muito mais acertados.


O resultado?


Mais vendas, mais clientes e mais lucro para o seu negócio.

Fonte: https://meucrediario.com.br/



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