COMO REDUZIR A INADIMPLÊNCIA NO SEU NEGÓCIO

Atualizado: 11 de Set de 2020


A inadimplência acontece quando há o descumprimento de uma obrigação, geralmente financeira, como o não pagamento de bens ou serviços até sua data de vencimento, ou, do ponto de vista jurídico, é o incumprimento dos termos de um contrato (total ou parcial), feitos em acordo com outras partes.




Quando pensamos em crescimento do ticket médio e de número de clientes de um varejo sempre temos que ter em nosso radar um fato: junto com o crescimento da base, deve crescer também o número de inadimplentes.

Por isso, quando disponibilizamos o crediário UME para o seu negócio, temos toda uma estrutura para que consigamos reduzir essa inadimplência ao máximo e, nesse texto, queremos explicar um pouquinho das nossas estratégias. Então vamos lá:


Construímos um bom relacionamento com o cliente


Sabemos que o cliente é o que move uma empresa. Em um motor, as engrenagens são responsáveis por dar propulsão ao equipamento. Já em um negócio, os consumidores exercem um efeito um pouco semelhante — impulsionam o empreendimento. Nessa perspectiva, ter e criar um bom relacionamento com eles são atitudes essenciais para um bom negócio.

A experiência de compra deve ser algo agradável e recompensador. Desse modo, o seu cliente torna-se engajado e possibilita uma abertura para um relacionamento de longo prazo. Mas como um bom relacionamento pode impactar as taxas de inadimplência?

Vamos lá: se o cliente tem afinidade e engajamento com a empresa, é provável que ele procure manter essa relação por muito tempo. Com isso, diminuem muito as chances de ele não honrar os pagamentos com a sua loja.

Ter um bom relacionamento não é fundamental apenas para reduzir as taxas de inadimplência. Consumidores felizes e contentes com o seu negócio tendem a recomendar a sua empresa para os conhecidos. É o famoso marketing espontâneo — uma cadeia de eventos positivos para o seu negócio, melhorando os indicadores e a receita de toda a marca. Ter novos compradores engajados é o objetivo de qualquer companhia. Com isso em mente, não deixamos de pautar um bom relacionamento com eles.


Negociamos uma data de vencimento que ajude todos os lados


O consumidor e o empresário devem identificar as melhores datas para o pagamento e dois detalhes merecem atenção nesse processo: primeiro, a data deve manter um bom fluxo de caixa ao empreendimento, possibilitando deixar todos os custos fixos sobre controle. Além disso, é preciso que o prazo seja compatível com a realidade financeira do comprador.


Um exemplo: "imagine que você seja proprietário de um pequeno comércio que atue com vendas no varejo. A sua equipe de colaboradores define que o pagamento de boletos — uma das diversas formas de pagamento — deve ser feito todo dia 25 do mês. Com isso, sua empresa já tem conhecimento da data em que esse recurso fica disponível para realizar o pagamento dos custos operacionais. Porém, por falta de planejamento, não foi analisado que, no dia 10, vence o aluguel do imóvel. Esse é um dos maiores custos fixos do seu empreendimento. Desse modo, o recurso que só vai ser pago no dia 25 não possibilita honrar essa dívida".

Viu como é preciso ter uma data de vencimento bem planejada? Ela é importante não só para o empresário, mas também para o cliente planejar os seus pagamentos.

Nenhum comerciante quer ter um alto número de inadimplência. É preciso ficar atento a alguns detalhes para reduzir e evitar esse problema na sua empresa. Portanto, faça um planejamento estratégico da data de vencimento dos seus pagamentos. Manter os clientes bem informados dos dias é muito importante também.


Um sistema de gestão voltado a como reduzir a inadimplência


É aí que a UME começa a fazer a diferença para a sua empresa! Tecnologia é fundamental para qualquer negócio. Pensando nisso, desenvolvemos um sistema que controla o número de clientes em atraso e nos ajuda a entender o motivo pelo qual esse cliente está atrasando as parcelas. Com isso, conseguimos planejar soluções personalizadas e eficientes para cada tipo de cliente

Com isso, fica mais fácil corrigir problemas eventuais e se prevenir em relação àqueles que podem ocorrer no futuro. Ou seja: nossa área de Customer Success trabalha para antecipar o problema de maneira efetiva, próxima e profissional.

Outro mecanismo que adotamos para controlar a inadimplência é o CRM. A sigla significa Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Essa ferramenta permite incluir todas as informações da base de clientes e, além disso, é possível integrar o CRM com o controle de pagamentos. Desse modo, maximiza as oportunidades de negócio e minimiza os eventos que geram uma maior inadimplência.

Por isso, procure a UME! Nosso programa de gestão é feito de acordo com as demandas do seu negócio. Com isso, conseguimos ter um maior controle da sua base de consumidores, promovendo uma redução de eventos adversos que podem resultar no atraso de pagamentos.


Cobrar a dívida com educação e de acordo com o contexto


Esse é um momento crítico do qual nós da UME damos a maior atenção possível. Afinal, por mais que você se planeje, as vezes não é possível receber o pagamento em dia. Ou seja: vai ser preciso realizar a cobrança dos valores em atraso. O que acontece com frequência é que muitas empresas tendem a ser duras nesse momento, achando que uma atitude ríspida e até mesmo intimidadora dará bons resultados. E não é bem assim. É fundamental tratar o seu cliente com educação e cordialidade.

Por isso, procuramos realizar uma cobrança pautada pelo respeito e que procure entender os motivos do cliente. Assim, fica mais fácil compreender as causas do atraso no pagamento, possibilitando desenvolver estratégias para contornar isso. Educação é sempre o exemplo a ser seguido pelos colaboradores que atuam na área de cobrança.

Nossos principais canais para abrir uma conversa com o cliente sobre uma dívida pendente são o SMS e aplicativos de mensagem instantânea. Mas em alguns casos também ligamos para a pessoa e enviamos email.

Em todos eles, prezamos pela discrição e educação com o consumidor. Um atendimento assertivo e proativo aumenta bastante as chances de o comprador negociar e procurar efetuar o pagamento. Além disso, é sempre melhor ter o cliente como amigo e não como um inimigo, né?

Se ele está passando por problemas financeiros no momento, pode ser que consiga solucioná-los. Assim, no futuro, poderá realizar novas compras. Logo, educação é algo que deve estar presente em todas as companhias que pautem um bom atendimento ao seu consumidor. Com isso, há uma negociação positiva para ele e para o empreendimento!


Terceirize a inadimplência


Não precisa nem falar, né? A UME pode trazer uma vantagem competitiva enorme para a sua empresa ao administrar o seu crediário. Com isso, você pode focar mais na atividade principal da sua empresa enquanto ajudamos a aumentar o ticket médio do seu cliente, assumindo também o atendimento e, consequentemente, as estratégias de comunicação para inadimplentes. Percebe como isso pode ser fundamental para o bom desenvolvimento do seu negócio?

O atendimento profissional e assertivo que a UME realiza poderá gerar maiores resultados, afinal, temos bastante expertise e tecnologia para lidar com os mais variados tipos de clientes e criar diversos tipos de solução.

Inclusive, toda a parte burocrática e onerosa desse processo fica a nosso serviço!

Outros fatores importantes que fazem do nosso atendimento muito eficiente:


Comunicamos o cliente antes do vencimento


Fazemos isso pois avisando perto da data do vencimento, fica mais fácil deixá-lo informado dos pagamentos e das datas em que eles devem ocorrer. Assim, você previne os famosos problemas com esquecimentos e deslizes na organização orçamentária. Utilizamos esses contatos também para aproximar o consumidor cada vez mais do seu negócio.


Disponibilizamos ferramentas para gerar os boletos novamente


Oferecemos serviços de atualização dos boletos a serem pagos, tanto no atendimento quanto em nosso site, com juros e multas calculados de forma automática. Isso evita filas e espera para os clientes e sobrecarga de serviço para os colaboradores. Pensamos sempre na automatização dos nossos processos!


Desenvolvemos uma régua de comunicação


Com isso, conseguimos contatar o cliente pelos mais variados meios: telefone, e-mail, SMS e até mesmo aplicativos de mensagens. Temos um foco muito grande nessa parte com os nossos colaboradores.


Definimos grupos de clientes (clusterização)


A inadimplência não ocorre somente com um perfil de cliente. Por isso, fazemos grupos do público devedor: atrasados, frequentes, esporádicos, etc. Assim, orientamos as nossas estratégias para cada um deles, aumentando as chances de pagamentos dos valores em atraso.


Fazemos a análise de crédito do cliente


Oferecemos um detalhamento sobre o perfil de compra do consumidor. Assim, fica mais fácil prever e tomar medidas para conter possíveis fraudes e inadimplências.

Por exemplo: o velho e conhecido problema do cheque “sem fundo”. Quando o negócio oferece essa forma de pagamento, ocorrem diversos eventos adversos, como uso de cheques falsos, em nome de terceiros ou sem recursos para honrar o pagamento. Desse modo, o proprietário fica com uma alta taxa de inadimplência.

Uma forma de resolver esse impasse é contar com uma análise de crédito moderna e eficiente como a da UME!


Na prática, funciona assim: Podemos ver o Score do cliente antes de aceitar o pagamento em cheque do mesmo. Fazemos uma avaliação em diversos bancos de dados sobre o histórico de pagamento e dívidas em atraso. Assim, é elaborada uma escala de pontuação que demonstra o grau de risco envolvido na venda. Isso é bastante útil para controlar e evitar problemas de inadimplência.

Se você pretende ter o nosso crediário no seu negócio, é preciso analisar a capacidade de pagamento do seu comprador para encontrar as melhores soluções que atendam as necessidades do seu negócio!


Cobramos os pagamentos em atraso


Isso parece um pouco óbvio. Porém, muitas empresas têm dificuldade em executar essa ação. A cobrança é algo garantido na legislação, e você deve exercê-la. Então, alguns passos devem ser seguidos para que a cobrança seja eficiente:

Em primeiro lugar, se já chegamos à execução da cobrança, todas as outras medidas preventivas foram implementadas. Assim, precisamos ficar atentos. Afinal, quanto mais demoramos para efetuar a cobrança, maior será o prejuízo. É preciso ter um bom gerenciamento financeiro para tornar a operação viável. Com o nossos sistema de gestão, o cliente inadimplente não passa despercebido do nosso campo de visão.


É importante destacar que estamos sempre disponíveis para renegociar os valores de uma possível dívida. Para isso, orientamos os nossos colaboradores a fim de procurar entender as dificuldades e oferecer soluções para o pagamento.

A inadimplência é um problema que exige bastante atenção. Como foi dito, as medidas preventivas são eficazes mas, caso o problema ainda persista, temos sempre um bom plano de ação para lidar com as dificuldades envolvidas nessa negociação.


Acompanhamos os números diariamente


Para criar as melhores estratégias para diminuir a inadimplência, acompanhamos diariamente os números gerais – qual o volume total, quantos e quais são os clientes inadimplentes, quais os principais motivos e melhorias e falhas no processo.

Conhecendo e acompanhando o processo mais de perto, é possível identificar tendências: são todos de um serviço específico? De um mesmo modelo ou categoria de negócio? O problema pode ser a data de vencimento?

Daí é possível tirarmos insights sobre a inadimplência, onde é mais crítica e o que pode estar motivando o cliente a não pagar pelo serviço.

Esse acompanhamento envolve mais de um time. Alinhamos com o nosso financeiro, operações e atendimento (Customer Success).


Oferecemos uma área do cliente com as cobranças e outras facilidades


A área do cliente é um recurso que nos garante agilizar muito os processos, permitindo aos clientes acessar uma página em que algumas das necessidades cadastrais e financeiras são resolvidas diretamente por ali.

Para a empresa, é um recurso que reduz a burocracia, como emissão de segunda via de boletos e, para os clientes, é uma plataforma em que ele resolve suas pendências de maneira rápida.


O que pode ser feito na área do cliente:

Alterar dados cadastrais, como nome, endereço etc.;

Pesquisar faturas em aberto e pagá-las;

Consultar faturas anteriores já liquidadas;

Consultar notas fiscais emitidas;

Enviar solicitações ao financeiro;

Boleto inteligente atualizado (Sabe aquele problema de o cliente pedir para o financeiro o boleto atualizado para pagamento? Com o recurso de boleto inteligente, juros e multa são calculados automaticamente).


Isso por si só reduz o número de chamados abertos junto ao financeiro e educa o cliente sobre o pagamento na data correta – afinal, quem gosta de pagar juros e multa?

Com o recurso do boleto inteligente, o boleto fica disponível online e é atualizado (data, juros e multa) sempre que o cliente solicitá-lo através de um link.


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